segunda-feira, 5 de março de 2012

As Ilhas Malvinas, onde "todo mundo sabe tudo sobre todos"



Exploração de petróleo, em vez de Argentina, ameaça a subsistência dos habitantes da ilha
 

As Falklands são bastante maior do que a província de Múrcia, mas eles só têm 3.000. É um lugar onde "todo mundo sabe tudo sobre todos" e as pessoas têm orgulho de seu senso de comunidade. Algo que pode desaparecer em 2016, quando começar a exploração comercial de petróleo encontrado há dois anos, e que ameaça transformar o arquipélago remoto no Emirates do Atlântico Sul.

Roddy nasceu na Galiza Correiro mas foi criado nas Malvinas, desde os oito anos. É hoje considerado Islander e espanhol ao mesmo tempo. "Eu não acho que as coisas são exclusivos. Eu vivi aqui a maior parte da minha vida e me sinto ilha, mas ao mesmo tempo, ser espanhol é parte de minha identidade cultural e que não quer perder", explica ele no bar de um pub onde tudo que você Stanley saudações. . "Aqui vivemos como em qualquer outro lugar no mundo em que ir trabalhar, sair, ficar com os amigos, ir ao jantar, tivemos uma cerveja Existem limitações:. Nenhum cinema, nenhum teatro, mas as pessoas fazem mais esforços em outros sites para se juntar para fazer as coisas sociais. dois anos e meio eu morava em Londres e nunca teve uma vida social, como tenho aqui. Não ser menor de pessoas menos conhecidas ", diz ele.

"Também as pessoas que vivem em Londres ou em Vigo, cria uma comunidade e regularmente vê sempre as mesmas pessoas, sua família, seus amigos", diz John Fowler, um inglês que começaram a vir para as ilhas em 1971. "Nós temos coisas que estão lá. Temos segurança pessoal, talvez como em nenhum outro lugar do mundo. Ar fresco. Um belo ambiente. Há pontos positivos e negativos."

"Este é um lugar muito especial eu gosto ou não gosto", diz Michael Barnett, um chileno jovem que chegou há oito anos e faz o seu magistério vivo espanhol para inglês chilenos locais, e fazendo intérprete e tradutor para galego de pesca. "Aqui você vá, você sempre vai encontrar um amigo ou um conhecido, e que lhe dá uma sensação de segurança que você não tem em outro lugar. Eu já deixei minha casa e eu não fechei a porta, por exemplo. E isso não tem preço. "

Mas a adaptação a uma comunidade tão pequena e isolada não é fácil. "Há aspectos a que o recém-chegado tem dificuldade para se acostumar", diz o monsenhor Michael Bernard McPartland, 10 anos Prefeito Apostólico das Ilhas Falkland e eclesiástica superior da missão independente das ilhas de Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha. "Há duas coisas que o Inglês, acima de tudo apreciam o anonimato e privacidade. Aqui são negados tanto. Viver em um aquário. Toda a gente sabe tudo sobre todos. Mas uma vez você se acostuma é muito bom", diz na cozinha de sua casa modesta.

"Aqui o óleo que lubrifica as engrenagens que movem a sociedade é a fofoca E você deve saber que é em Inglaterra, não é bem visto:.. Fofoca é um pecado, pois afetou o bom nome de alguém E aqueles que vêm. a ilha de um país ocidental tem entrada uma atitude negativa para a fofoca. Isso não é algo negativo. As pessoas não concordam em ter lacunas. Então, quando eu deixar a ilha lhe dizer por que eu vou, onde eu vou, o que vou fazer lá, porque e quando eu voltar. Então avisar especulação começa a ocorrer ", explica ele.

Aqui você pode encontrar uma pessoa na parte da manhã em seu escritório como um oficial, então em funções, ao meio-dia no supermercado e à noite no restaurante, e são discutidos em termos da época. Isto é o que Monsenhor McPartland chamou de "tendência para compartimentar." "No meu caso, como um padre, eu tenho um papel particular. E eu escolhi ficar para sempre nesse papel. Eu aceitar que outras pessoas podem compartimentalizar mim, mas eu sempre equivalente ao Bispo das Ilhas Falkland. Por exemplo, no meus 10 anos aqui eu nunca fui ao bar para uma bebida. E ninguém gosta de uma bebida mais do que eu. Na Inglaterra, eu amo ir a um pub, com roupas seculares, mas não vai ser anônimo, ninguém sabe quem eu sou, e mais importante, ninguém se importa com quem eu sou. " "Aqui, todo mundo quer calar ou mudar de assunto quando sóbrio e depois de alguns drinques eu começo a fazer perguntas que eu não poderia responder", diz com tristeza.

Toda a comunidade do mundo pode explodir em breve com o advento do petróleo. Nos anos setenta, os ilhéus se sentiram abandonados por Londres e preparado para ser transferido para a Argentina. A guerra 1982 mudou tudo, e depois em 1987, as licenças de pesca multiplicado da renda das ilhas. Hoje, eles compõem um orçamento anual de 55 milhões de euros.

Com US $ 10 o barril, a exploração de petróleo que começou em 1998 foram pela primeira vez um pouco decepcionado. Mas em 2010, Rockhopper veio com um saco de entre 350 e 450 milhões de barris. E o barril de Brent está acima de US $ 120. Ele está agora buscando parceiros industriais e recursos financeiros para explorar e está prevista para começar as retiradas em 2016.

Quanto dinheiro vai às ilhas dos 25 anos que têm Rockhopper para operar o campo? Stephen Luxton, Director de Recursos Minerais, não fornece números, mas diz que eles são responsáveis ​​por 9% das vendas como royalties, mais o imposto sobre as sociedades sobre os lucros anuais. "Se o barril é de US $ 100 e há 350 bilhões de barris, é fácil fazer as contas: muitos bilhões de dólares ...".

Vai digerir, o que vai acontecer como às famílias que ganham na loteria e não são capazes de absorver a riqueza repentina? "Acho que estamos cientes dos riscos. Estamos estudando o que foi feito em outras pequenas áreas onde o petróleo foi encontrado. O que eles fizeram de errado e que eles têm feito bem. O modelo de produção não é processar o petróleo nas ilhas. O desafio é como administrar a receita e estão estudando a possibilidade de criar um fundo soberano ", diz Luxton. Um grande desafio para o modo de ver a ilha, que divergências com a Argentina.

fonte: http://www.lanacion.com.ar/1453951-las-islas-malvinas-el-lugar-donde-todos-saben-todo-sobre-todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário