sábado, 24 de março de 2012

A magia de Chaves


                                                                                                                                   Por Helen Sampaio
EL Chavo Del Hocho foi ao ar em 1971 no México
Para os mexicanos, El Chavo Del Hocho, para os brasileiros, Chaves. O seriado foi ao ar em 1971, pela primeira vez, no programa Chesperito, uma produção de Roberto Gomez Bolaños, transmitida pela TV TIM, no México. Chesperito reunia quadros compostos por inúmeros personagens criados por Bolaños. A partir do sucesso que El Chavo Del Ocho obteve no horário, acabou virando um programa fixo da emissora. 

Em 1973, a Televisa comprou a TV TIM e o programa passou por adaptações que viriam proporcionar melhores condições de trabalho e melhor qualidade técnica. A audiência continuou crescendo e, em 1977, atingiu seu auge com as gravações do episódio de Acapulco, o grande preferido da maioria dos fãs brasileiros.

A partir de 1979, Chaves enfrentou mudanças no elenco, os personagens Quico e Seu Madruga saíram do programa, e outros entraram para tentar prosseguir a história. Em 1981, Seu Madruga voltaria para a história por mais algum tempo. Porém, em 1983, o ator Rámon Valdez, que o interpretava, teve que se afastar por motivos de saúde. No mesmo ano o seriado foi cancelado. No final da década de 80 voltou a ser exibido como um quadro humorístico e em 1995 foi cancelado definitivamente.
253 pessoas curtiram e 464 compartilharam
esta postagem no Facebook

No Brasil, o programa começou a ser exibido em 1984, pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Três anos depois, ganhou horário próprio na programação, junto com Chapolin Colorado, outro programa de Bolaños. Chaves se tornou sucesso no nosso país, carregando muitas gerações, até a atualidade. A história que se passava em uma vila reuniu personagens que interessaram ao público, principalmente às crianças. Chaves, o personagem-título do programa, era um menino pobre que morava dentro de um barril em uma vila. Ele só tinha uma roupa velha e suja e, adorava comer sanduíches de presunto. 

Seus amiguinhos eram a pequena Chiquinha, uma menina muito esperta e que tentava tirar proveito de algumas situações e; Quico, um menino mimado pela mãe, que como Chaves acabava caindo nas armadilhas de Chiquinha. O seriado ainda contava com os pais de Chiquinha e Quico, Seu Madruga e Dona Florinda, que viviam em pé-de-guerra; Dona Clotilde, que também morava na Vila e nutria uma paixão por Seu Madruga; Seu Barriga, que era o dono das casas alugadas e seu filho Nhonho. Além do professor Girafales, par romântico de Dona Florinda e outros personagens que por vezes apareciam em episódios diferentes. 

Apesar de ser um programa de humor, Chaves retratou de alguns problemas enfrentados por muitos países, como o abandono de muitas crianças, que sequer lembram de seus pais, e que não sabem de onde vieram. Chaves é um menino carente, solitário e injustiçado em muitos momentos. Para seus fãs, que acompanharam a série pelo SBT não ficou claro o porque do oito no título original e que em um dos episódios é lembrado pelo próprio. Quando falam que ele mora no barril ele responde que mora no oito. E quando tentam perguntar alguma coisa, algum personagem chega na cena e ele não fala de suas origens. Este tipo de situação se repete em alguns episódios do seriado. 

O programa é lembrado nas redes sociai
Os episódios são cercados de muito humor e isso contagia o público. Além disso, o programa tinha muita música. Este era um momento onde todos se reuniam e cantavam, passando um ideia de que no final tudo dá certo. Nestes momentos de união, os personagens acabavam transmitindo mensagens de paz e harmonia. 

A grande audiência do programa resultou na comercialização de inúmeros DVDs e bonecos. Foram criadas paródias de jogos onde os personagens eram os do seriado. Foi criado também Chaves na versão desenho. Até hoje o programa está muito presente, sendo transmitido ainda pelo SBT em horários não-fixos. Além de aparecer constantemente nas redes sociais, principalmente o personagem do Seu Madruga. 

Recentemente, Roberto Bolaños, 83 anos, recebeu uma homenagem aos seus 40 anos dedicados ao humor, na cidade do México. Estavam presentes alguns dos atores que participaram do seriado, celebridades e autoridades mexicanas, além de fãs caracterizados dos seus personagens de maior sucesso: Chaves e Chapolin Colorado. Para aqueles que passaram sua infância e adolescência, como eu, assistindo ao programa é fácil entender o fascínio que este seriado humorístico provocou e ainda provoca. É algo que não pode ser apagado, definitivamente não. Àqueles que não o conheceram é realmente uma pena. Chaves é eterno e brasileiro, mesmo sendo mexicano!


Homenagem a Roberto Bolaños

Nenhum comentário:

Postar um comentário