domingo, 25 de março de 2012

Preocupação mexicana

                                                                                                                                   Por Helen Sampaio


O México é um país constantemente atingido por terremotos em altas magnitudes. Ao lado do Japão, de Portugal e da China, responde pelos maiores terremotos dos séculos. Na última semana passou por um desses momentos críticos. Um terremoto atingiu a capital mexicana e a cidade de Oaxaca, causando danos ao patrimônio mexicano e a pessoas, que se feriram com o ocorrido. O epicentro do terremoto, que atingiu 7,8 graus na Escala Richter, estava a cerca de 186 km do balneário de Acapulco.  

Região do último terremoto que atingiu o México
A Escala Richter é utilizada para dar a dimensão dos terremotos de modo mais prático tanto para estudiosos quanto para a população, de forma geral. As magnitudes vão de 3,5 (raramente sentidos) a 9 graus (destruição total). Nos terremotos de 7 a 7,9, que foi a faixa de escala deste último no México, a caracterização é de um grande terremoto com prédios caindo, rachaduras no solo e tubulações subterrâneas se quebrando. Até o momento há informações de que foram cerca de 11 feridos no total, graves e leves. 

Como já foi dito, o México enfrenta terremotos há algum tempo, justamente por ser uma região propícia, com vulcões ativos, e onde placas tectônicas se encontram constantemente. Em 1973, um terremoto em Vera Cruz, ficou conhecido como um dos piores terremotos no México, chamado de El terremoto de Orizaba. Atingiu 8,5 graus, e deixou cerca de mil mortos. Em 1985, outro terremoto atinge o México, desta vez na Cidade do México e, com 8,1 graus, deixou cerca de 10 mil pessoas mortas, o que não foi confirmado pelo governo. Eles divulgaram que foram 4.541 mortes. Este número foi muito discutido pela população e por alguns estudiosos.

Em outubro de 1995 El terremoto de Colima  originou uma tsunami, com o saldo de 100 mortes.Este atingiu 8,1 graus na escala. E em 2003, outro terremoto aconteceria em Colima, desta vez com 7,6 graus e 23 pessoas mortas. Estes terremotos citados foram os que ganharam maior repercussão, tanto pela magnitude quanto pelo número de ferido e mortos. 

Depois do terremoto na semana passado, os mexicanos estão com medo de novos tremores em larga escala, até porque quanto maior o grau do tremor, maiores também são as chances de que fenômenos variantes desse processo aconteçam, como as tsunamis. Se isto acontecer a população mexicana terá graves problemas. Como todos sabemos apesar de não passarmos por estas situações aqui no Brasil, as tsunamis são fenômenos muito violentos, em que uma onda enorme se forma por causa dos constantes abalos sísmicos e leva tudo que estiver pela frente. Com certeza os mexicanos estão cheios de motivos para se preocuparem por esses dias! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário