terça-feira, 20 de março de 2012

O sucesso das telenovelas mexicanas no Brasil


Por Patrícia Pinheiro (grupo do México)


A teledramaturgia mexicana já possui 55 anos de história, com destaque para as novelas produzidas pela Televisa, líder de audiência no país, e TV Azteca. Aqui no Brasil, as primeiras tramas novelísticas vindas do México, começaram a ser exibidas no início da década de 80.

O SBT estava a procura de algo que diversificasse a sua programação televisiva e optou pela exibição de produções mexicanas como diferencial, por se tratar de novelas com histórias leves e amplo apelo emocional. Para isso contou com a parceria da Televisa, uma das maiores redes de TV no México.

A primeira trama mexicana exibida no Brasil foi ao ar em 1982 no SBT. Era a novela "Os Ricos Também Choram", protagonizada por Verónica Castro, e logo na primeira experiência foi sucesso de audiência entre o público brasileiro. O sucesso foi tamanho que a atriz mexicana Verónica Castro veio ao Brasil para conhecer seus fãs brasileiros.

Estava aberta desde então a exibição de telenovelas mexicanas no Brasil. Logo após a exibição da primeira trama, vieram sucessos como “O Direito de Nascer” e “Só Você”. Por aqui as novelas do México conquistaram o público, e as suas histórias simples e emocionantes são a fórmula do grande êxito desse gênero de telenovela.

Já nos anos 90 merece destaque a exibição de “Carrossel” (1991); Maria “Mercedes” (1996); “Marimar” (1996) e “Maria do Bairro” (1997) que foram reprisadas três vezes aqui no Brasil com destaque para a atuação de Thalía; a “Usurpadora" (1999) com índices de audiência que ultrapassavam 20 pontos; “Coração Selvagem” e “Esmeralda” ambas exibidas em 2000.

Outro grande sucesso foram as novelas para o público infanto-juvenil. Entre elas estão: “Luz Clarita” (1999); “O Diário de Daniela” (2000); “Carinha de Anjo” (2001); “Cúmplices de um Resgate” (2002); o remake de Carrossel, “Viva às Crianças” (2003); e em 2005 foi exibido o folhetim jovem “Rebelde”. Vale lembrar ainda, que além do SBT outras emissoras brasileiras também exibiram telenovelas mexicanas, como a Bandeirantes que realizou uma pareceria com a TV Azteca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário