terça-feira, 27 de março de 2012

Coisas do Uruguai – Dicas e curiosidades de viagem

-       No verão as cidades parecem um forno! Muito calor, sendo que pegar uma “praia” no rio da Prata é quase uma necessidade. No inverno, adivinha? Muito frio, MESMO!O vento que salva o verão no rio da Prata, é cortante no inverno. Se for nessa época vá preparado com roupas invernais (diga-se casacão, segunda pele, gorro, cachecol, luvas) e esteja preparado para um tempo um pouco inconstante: devido a proximidade com o rio, os ventos mudam rapidamente o clima do lugar, passando de um dia de céu azul e sol, para uma garoa intermitente em questão de poucas horas.
-       O rio da Prata tem o apelido de Mar da Plata por um simples motivo: é larguíssimo e engana muita gente! Até ondas fortes a orla tem! O que não engana é a sua cor e cheiro: um azul bem escuro amarronzado e nada daquele cheiro de praia?! Então é rio!
 Os uruguaios AMAM futebol, tanto ou mais como nós brasileiros. Muito engraçado falar disso com eles, porque lá o assunto é levado muito super a sério!
-       Outro assunto sério no pais: gastronomia! Como já disse no outro post, não dá para ir ao pais e não comer uma parrillada. É paixão nacional: você vê uma parrilha, literalmente em cada esquina (do restaurante ao canteiro de obras!)
Parrilla no restaurante El Palenque....Foto: GC/Blog Vambora
Parrilla no restaurante El Palenque....Foto: GC/Blog Vambora
Parrillada até no canteiro de obras! Foto: GC/Blog Vambora
.....e até no meio na rua num canteiro de obras!!! Foto: GC/Blog Vambora
-       E por falar em comida, uma outra especialidade local incrível é o doce de leite! O melhor de todos os tempos! A marca mais gostosa é a Conaprole(que inclusive tem um restaurante/confeitaria em Montevidéu). E se o doce de leite é bom, o alfajor é maravilhoso! Tem até um rixa para saber quem faz o melhor alfajor: argentinos ou uruguaios…..estou até agora na dúvida! Para tirar a sua prova, vá em qualquer supermercado da cidade e prove umas das 10 marcas locais, sendo a Punta Balena a mais famosa!
Dulce de leche é uma das especialidades do país. Foto: GC/Blog Vambora
Dulce de leche é uma das especialidades do país. Foto: GC/Blog Vambora
-       Outros quitutes famosos são o chivito(uma espécie de X-tudo deles), oPancho (um cachorro quente servido com um “molinho especial”) e a pizza de fainá (massa de grão de bico). Experimentei todos durante a viagem, nasfamosas lanchonetes La Pasiva e Chiviteria Marcos. Conclusão? Hum…chivito é X-tudo, meio nojentao, mas mata a fome; Pancho é um hot-dog normal e eu não achei nada demais o molho (ate um pouco estranho para falar a verdade) e por fim a pizza de faina, a comida mais inusitada, mas peça com queijo por cima para ficar mais gostoso.
-       Das bebidas, todos amam Cerveja! Peça sem medo as locais Zillateral(ou Zilla como eles chamam por lá) e Patrícia. Para variar um pouco, a sangria local Clericot (de vinho branco) e o medio y medio, são doces e super gostosos. Para fugir do álcool, o refrigerante Paso de los Toros (de grapefruit) só tem lá e é uma ótima pedida.
Clericot, desce "facinho". Foto: Divulgação
Clericot, desce "facinho". Foto: Divulgação
-       Por falar em bebida,os uruguaios não desgrudam do seu chimarrão e garrafa térmica. Parece quase uma dependência química, porque a quantidade de gente parada em ponto de ônibus, andando na rua e até mesmo parando o carro no meio fio para tomar chimarrão não foi brincadeira.
-       Outra coisa para reparar: a quantidade de cachorros e carros MUITO antigos nas ruas!!! Impressionante! E para isso eu não achei explicação! :-)
Olha o cachorro, um de milhares, querendo aparecer na foto também! Foto: GC/Blog Vambora
Olha o cachorro, um de milhares, querendo aparecer na foto também! Foto: GC/Blog Vambora
Carros em idade avançada para qualquer lado que você olhe! Foto: GC/Blog Vambora
Carros em idade avançada para qualquer lado que você olhe! Foto: GC/Blog Vambora
-       E se você não fala bem espanhol, fique tranqüilo, porque eles tem faro para brasileiros.Duas meias palavras e já começam a falar um portunhol com você. Até tentei enganar um dia, querendo treinar meu espanhol dizendo que era Argentina, mas só escutei um “O seu R não me engana”…Droga! rs
-       Existem voos diretos da GOL, TAM e Pluna para a capital Montevidéu.A Pluna, conhecida pelos seus voos baratos, realmente me surpreendeu pelo serviço e qualidade da aeronave. Mesmo pequena (assentos de 2 em 2), o espaço entre as poltronas (de couro) é razoável e mesmo sem serviço de bordo, as 2h30 de voo passam voando! Aprovado!
-       Vai pegar a estrada para conhecer outras cidades? Vá tranqüilo, seja dirigindo seja pegando um ônibus. As estradas são boas e as empresas de transporte confiáveis e pontuais!
As ótimas estradas do Uruguai são um incentivo para viajar pelo país. Foto: Derek Pettersson, Flickr
As ótimas estradas do Uruguai são um incentivo para viajar pelo país. Foto: Derek Pettersson, Flickr
Depois disso é só arrumar as malas e ir para o Uruguai! Vambora?!
Fonte:http://www.blogvambora.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário