domingo, 25 de março de 2012

Líder das Farc é detido na Venezuela

Da France Presse

 


Um histórico líder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), acusado do assassinato de três americanos em 1999, foi detido em território venezuelano, informou nesta quinta-feira (23) a polícia da Colômbia.
William Alberto Asprilla Chitiva, apelidado de "Marquetaliano", foi capturado na quarta-feira (22) quando viajava em uma estrada que une Caracas ao porto de La Guaira junto a várias pessoas que estão sendo identificadas, disse à imprensa em Bogotá o diretor da DIJIN (Direção de Investigação Criminal), Carlos Mena.
A captura foi resultado de uma ação conjunta entre elementos de inteligência do exército colombiano e da polícia venezuelana que sabiam da presença do detido na Venezuela havia alguns meses, segundo informações de Mena.
Mena identificou "Marquetaliano", de 62 anos, como um "fundador" das Farc, criadas há quase meio século e ainda a principal guerrilha da Colômbia.
O funcionário afirmou que Bogotá espera que as autoridades venezuelanas procedam com a "expulsão ou deportação" de "Marquetaliano" para a Colômbia, já que nas últimas semanas haviam solicitado sua captura através da Interpol pelos crimes de formação de quadrilha, rebelião e sequestro.
No entanto, Mena afirmou que "aparentemente também há requerimento por parte das autoridades norte-americanas", já que ele é acusado de ser o autor intelectual do sequestro e assassinato de três pesquisadores indigenistas americanos.




Equipe Venezuela
Postado por Gilka Oliveira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário