domingo, 25 de março de 2012

Venezuela: encontro nacional de solidariedade a Cuba

Imagen activa

Caracas, 23 mar (Prensa Latina) O V Encontro Nacional de Solidariedade Mútua Venezuela-Cuba será realizado hoje e amanhã na sede da Universidade dos Trabalhadores da América Latina e contará com a participação de representantes de todos os estados venezuelanos.

  Será "um momento de reflexão, de balanço de nosso trabalho e de projeção para os próximos anos, desse valor que compartilhamos (...) que é a solidariedade entre os povos, em especial entre os povos de Cuba e da Venezuela", disse Kenia Serrano, presidenta do Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP).

Serrano chegou na passada quarta-feira à Venezuela para assistir ao evento, sobre o qual disse ter altas expectativas.

O encontro será aberto hoje de manhã nessa casa de estudos localizada em San Antonio de los Altos, no estado Miranda.

A cerimônia de abertura será presidida por Serrano, assim como por Rosalinda Chanagá, coordenadora nacional do movimento de solidariedade; por Rogelio Polanco, embaixador de Cuba na Venezuela; e por Roberto López, coordenador das brigadas de colaboradores cubanos, entre outras personalidades.

De acordo com a programação divulgada, na sessão desta tarde os participantes se dividirão em comissões para examinar os temas previstos na agenda do evento.

Serrano explicou à Prensa Latina que uma dessas comissões abordará o nível de coordenação interna do Movimento de Solidariedade na Venezuela, enquanto outra abordará as ações pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos injustamente condenados nos Estados Unidos.

Assim mesmo, em outra comissão falaremos de "nossa luta para a denúncia e a pressão internacional para a suspensão, a eliminação do bloqueio (dos Estados Unidos) contra Cuba", disse.

Também se abordará na comissão "a batalha midiática contra Cuba e como o movimento de solidariedade pode contribuir ao esclarecimento do que realmente acontece na nossa ilha", agregou a presidenta do ICAP.

Durante a jornada de sábado está programada a realização de uma oficina na qual se abordará o fortalecimento dos comitês de solidariedade nos estados, se brindarão relatórios sobre as atividades realizadas e se preparará o plano de trabalho para 2012, assim como sua implementação.

Depois, em horas da tarde, em sessão plenária, os participantes compartilharão suas experiências e se dará a conhecer o texto da declaração final, que será submetido à aprovação, depois da qual, Kenia Serrano divulgará as conclusões do encontro.

mgt/agp/cc

Modificado el ( viernes, 23 de marzo de 2012 )


Disponível em: http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=490511&Itemid=1. Acesso em: 25/03/2012.


Equipe Venezuela / GilkaOliveira.                                                                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário