sábado, 24 de março de 2012

Futebol: paixão de hermanos e brasileiros


                                                                                                                               Por: Gildinha Passos

A paixão nacional do brasileiro é o futebol. Na Argentina acontece o mesmo, no entanto há uma rivalidade épica entre a seleção brasileira e a seleção argentina. Quem já não ouviu a celebre pergunta: ‘quem é o melhor Maradona ou Pelé?’, os brasileiros defendem Pelé, e os argentinos enaltecem o Maradona. 

                                     
A rivalidade entre o futebol brasileiro e o argentino teve seu embate maior em 1920, quando a seleção brasileira foi jogar em Buenos Aires contra a seleção argentina, e jornais argentinos publicaram charges referindo-se aos jogadores brasileiros como macacos. Na época não era permitido jogadores negros em times de futebol, e a seleção canarinho, como é chamada a seleção brasileira, tinha quatro jogadores negros. Com tamanha ofensa, os quatro jogadores recusaram entrar em campo. O jogo aconteceu depois de um acordo entre as seleções, e jogaram a partida com oito em cada time, neste episódio a seleção argentina ganhou por 3x1. Infelizmente o episódio veio a se repetir em mais três situações entre confrontos das duas seleções.

Na década de quarenta foi realizada a Copa Roca, onde eram formados os times apenas com jogadores que estivessem atuando no país, já que não seguia o calendário oficial da FIFA (Federation Internacionale de Football Association). Durante a copa a seleção argentina goleou nossa seleção em dois momentos, o primeiro com o placar de 6x1, e o segundo na final da copa com 5x1 no placar. Mas os brasileiros tiveram revanche, em 1945 também pela Copa Rica, a seleção brasileira goleou a seleção argentina por 6x2. Hoje um jogo entre as duas seleções é considerado um clássico, mundialmente comentado.


Os principais jogadores neste duelo de seleções é Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, representando a seleção canarinho, e Diego Armando Maradona pela Argentina. Pelé é considerado o maior jogador de todos os tempos, menos pelos argentinos. Em 2000, o brasileiro foi eleito pela Fifa o melhor jogador do século XX, à frente do craque argentino Diego Maradona. Os atuais favoritos das seleções pelo Brasil é Neymar, que joga no Santos time paulista da primeira divisão, e Leonel Messi, que atua no Barcelona na Espanha, pela argentina.

As seleções se confrontaram algumas vezes em Copas do Mundo em 1974 com o placar de 2x1 para o Brasil, em 1978 com o placar de 0x0, em 1982 com vitória brasileira de 3x1, e na copa de 1990 onde a seleção argentina eliminou o Brasil da competição com o placar de 1x0, gol marcado nos minutos finais do segundo tempo.

Na contagem dos títulos o Brasil possui cinco copas do mundo, três Copas da Confederações e oito Copa América, já a Argentina tem dois mundiais, uma Copa das Confederações, dois títulos em Olimpíadas, e 14 Copa América.  

*imagens do Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário