segunda-feira, 5 de março de 2012

Como entender a guerra nas Ilhas Malvinas: Islas Malvinas ou Falklandas Islands


No mês de abril completa 30 anos da Guerra das Malvinas, como ficou conhecido o conflito armado protagonizado pela Grã-Bretanha e pela Argentina a partir de invasão das ilhas por tropas deste último. Ilhas Malvinas para os argentinos e  Falklands Islands para os britânicos, o arquipélago localiza-se na costa da Argentina e a cerca de 10 mil quilômetros da Grã-Bretanha. Território britânico reclamado pela Argentina, as Ilhas Malvinas foram invadidas pelo exército e marinha argentinas em 02 de abril de 1982, época em que Margaret Thatcher exercia o cargo de Primeiro Ministro da Grã-Bretanha e o general Leopoldo Galtieri era membro da junta de governo da Argentina. A guerra, em síntese, foi resultado de uma disputa territorial entre a Grã-Bretanha e a Argentina pelo arquipélago das Malvinas. Os argentinos reivindicam a soberania da região desde o século 19. Negociações para resolver a disputa política começaram em 1965, mas não houve evolução, principalmente pelo fato de a população local ser contra a transferência da soberania para a Argentina. Ocorre que a maioria dos pouco mais de três mil habitantes do arquipélago descende de ingleses, daí a posição contrária à anexação territorial à Argentina.
A proximidade geográfica facilitou a estratégia da Argentina, que não resistiu à tecnologia de guerra britânica. Contudo, existem alguns dados muito importantes para se puder melhor entender os resultados do conflito, e que em nenhum momento foram evidenciados. Contrariando ao direito internacional os Estados Unidos facilitou continuamente aos britânicos o acesso a imagens de satélite relativas ao posicionamento da frota argentina. Desta maneira, os Estados Unidos, de fato, descumpriram o Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), aplicável em casos de guerra, para favorecer a um membro da OTAN. A França foi o país, além dos Estados Unidos, que mais colaborou com a Grã-Bretanha fornecendo informações técnicas e tecnológicas relativas aos mísseis Exocet, dos quais é produtor, fornecendo códigos para desvio de alvo de cada míssil desta categoria vendido pela França à Argentina. Por este motivo técnico, nenhum míssil comprado da França pela Argentina pôde acertar o alvo, à exceção de um, que acertou e afundou o contratorpedeiro britânico HMS Sheffield por parte da frota argentina utilizando um míssil Exocet procedente de um país-membro do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, o Reino Unido pediu à França os códigos de desvio destes mísseis vendidos a todos os membros do acordo de defesa interamericano. Em razão das divergências com a Argentina em relação ao Canal de Beagle (ocorreu rusga em 1978), o Chile, à época governado por Augusto Pinochet, posicionou-se favoravelmente à Grã-Bretanha e, assim como os Estados Unidos, descumprindo o tratado interamericano (TIAR).
O resultado da Guerra das Malvinas, que durou 74 dias (de 02 de abril a 14 de junho de 1982), é conhecido: a Argentina foi derrotada e computou a morte de 649 soldados (dos quais 323 no afundamento do navio de guerra General Belgrano); da parte da Grã-Bretanha, foram 255 os mortos e 3 habitantes locais, conhecidos como kelpers.  Ao fim, as ilhas continuaram sob domínio britânico. A vitória da Grã-Bretanha fortaleceu o regime conservador britânico, e a derrota da Argentina abalou a junta militar que governava a Argentina e abriu caminho para a redemocratização que aconteceria em 1983, com a eleição de Raúl Alfonsin.
"Iluminados por el Fuego", livro de Edgardo Esteban e Gustavo Romero Borri e o filme homônimo, trazem importantes informações sobre o conflito que ficou registrado na História como a Guerra das Malvinas.
Fonte: jornal popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário