terça-feira, 27 de março de 2012

NO CHORES POR MI, URUGUAI

Já falei que o Uruguai é lindo? É. Montevidéu é a cidade mais arborizada que conheço, tem mar e praias, tem uma praça a cada esquina e as pessoas dançam tango na rua à noite. Imagina, uma multidão cerca os dançarinos, que de profissionais não têm nada – são apenas casais velhinhos mandando ver no tango –, e, no final, todo mundo aplaude. Convidei o maridão pra dançar em público, pra que a gente pudesse dar aos espectadores um espetáculo de verdade (mesmo que cômico), mas ele respondeu que não gostaria de ser expulso do país. 
Que o Uruguai já esteve melhor é um fato incontestável. Este nosso vizinho sul-americano também passa pela pior crise de sua história, tal qual a Argentina. Como o Uruguai só está bem quando Brasil e Argentina estão bem, você pode imaginar que o país vive em crise permanente. As coisas andam caras pra eles. Um real valia sete pesos em janeiro [2003], e num supermercado não se encontrava nada por menos de dez pesos. Um sabonete custa 15, um jornal, quase 30. E mesmo o turismo, a maior indústria uruguaia (o minúsculo país recebe mais turistas que todo o Brasil), está sofrendo um bocado. Quando estivemos em Montevidéu há três anos [2000], pagamos uma diária de 50 dólares num bom hotel. Desta vez, o mesmo hotel nos cobrou 20 dólares, e ainda nos deu um quarto mais luxuoso. 
Agora há mais mendigos nas ruas e há muito desemprego, o que leva boa parte dos jovens a emigrar. Apesar da simpatia inegável da população, o Uruguai hoje é um país triste. Pra se ter uma idéia, uma revista de humor de lá chamada "Tio Jorge" tem o seguinte slogan: "La revista para los que todavia no se fueron" (a revista pros que ainda não foram embora). A imagem que guardei da viagem pra Montevidéu é bem nítida. É a de um velhinho solitário tocando violino numa calçada, com um chapéu no chão. O mais melancólico é que ele tocava ao lado de um estacionamento barulhento, então não dava pra ouvir uma só nota. Sinceramente, eu e o maridão ficamos com lágrimas nos olhos. 



Fonte: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário