segunda-feira, 26 de março de 2012

Carlos Gardel: a alma do tango argentino


 Por: Gildinha Passos

Quando falamos em algo que represente a Argentina, lembramos logo do tango. E um dos maiores ícones deste ritmo chama-se Carlos Gardel. 

Nascido na França em 1890, Carlos Gardel chegou a Buenos Aires com dois anos acompanhado de sua mãe. Filho de pai desconhecido teve uma infância pobre. Começou a carreira de cantor aos 17 anos, e em 1911 formou dupla com o uruguaio José Razzano, no auge da dupla em 1914 foram considerados fenômenos e garantiram público certo no cabaré Armenonville, em Buenos Aires, lugar boêmio da época.
 Carlos Gardel iniciou carreira solo em meados dos anos 1920, já era conhecido em boa parte da América latina. Conquistou espaço na Europa e também nos Estados Unidos, onde invadiu o cinema e se destacou com seu ar boêmio e o tango argentino.
Gardel se transformou em uma lenda do tango, e um representante fiel da cultura argentina. Morreu em trágico acidente de avião em Medellín, na Colômbia em 1935.

Até hoje é admirado no país, e seus fãs perpetuam sua carreira e sua obra. Dizem que Gardel canta cada vez melhor. Seus maiores sucessos musicais foram: Mi Buenos Aires Querido, El Día Que Me Quieras, Volver, A Media Luz e El Choclo. E seus pricipais filmes foram: Flor de Durazno (1917), Cuesta Abajo (1934), El Día Que Me Quieras (1935), The Big Broadcast of 1935 (1935).

 *imagem: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário