segunda-feira, 26 de março de 2012

Pesquisadores debatem segurança alimentar na Argentina


Por: Karine Nascimento

Com informações da Agencia Brasil

A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano e, segundo a Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (Losan), cabe ao poder público assegurá-lo. Para garantir a segurança alimentar e nutricional representantes do Brasil, da América Latina e do Caribe se reúnem de hoje (26) até sexta-feira (30) na 32ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em Buenos Aires, na Argentina.

Com o tema segurança alimentar e nutricional, os impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos no mundo. O evento pretende aprovar propostas para 2012 e 2013. Na conferência, também serão analisados os relatórios elaborados pelas comissões técnicas regionais sobre florestas e pecuária. De acordo com a FAO, nas conferências regionais ocorrem as avaliações e correções das medidas que devem ser executadas.

 Em dezembro de 2011, o índice de reajuste preços internacionais dos alimentos atingiu a maior média da década de 2000-2010, 63%. Segundo especialistas, há indicações de a tendência de elevação dos preços ser mantida nos próximos anos em decorrência de vários fatores, inclusive as mudanças climáticas.

 A expectativa é que, durante a conferência, a FAO apoie iniciativas de fortalecimento institucional relacionadas à segurança alimentar por intermédio de órgãos de integração política e econômica na América Latina e no Caribe. Há, ainda, a intenção de fortalecer as parcerias de cooperação para troca de experiências a fim de superar as dificuldades da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário