Quando foi eleito, em 1998, o presidente Hugo Chávez viveu um curto período de lua-de-mel com a mídia do seu país. Em seu primeiro ministério chegou a contar com jornalistas dos meios privados que, tempos depois, seriam seus adversários ferozes.
O clima de tensão entre o governo e os meios foi crescendo até atingir seu ápice em abril de 2002, quando militares, empresariado, mídia e sindicatos conseguiram tirar o presidente do poder por 48 horas.
Especialistas, jornalistas e políticos dos dois lados foram à época, unânimes em afirmar que o plebiscito revocatório de 2004, convocado pela oposição e vencido por Chávez, levou a uma mudança de posição de alguns veículos, que amenizaram os ataques ao perceberem que o fenômeno Chávez não era passageiro.
A série de postagens que segue é um mapeamento dos meios de comunicação mais importantes da Venezuela, com linhas editoriais pró Chávez, anti chavistas ou considerados em alguma medida neutros.
Edição: Grupo Venezuela
Juliano Ferreira
como estan actualmente las relaciones del actual presidente hugo chavez con la prensa ...
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