25 curiosidades sobre a Argentina.
- O nome Argentina vem do latim argentum, que significa prata.
- Em área territorial, a Argentina é o oitavo maior país do mundo, o quarto das Américas e o segundo da América do Sul.
- A Argentina foi descoberta em 1502 pela frota do espanhol Américo Vespúcio, o mesmo que batizou o continente americano.
- A Argentina possui a segunda maior população judia das Américas, atrás apenas dos Estados Unidos.
- O herói da independência argentina é José de San Martín. Detalhe: San Martín também participou da independência do Peru e do Chile.
- O sol na bandeira argentina representa o Sol de Maio (Sol de Mayo) e faz referência à Revolução de Maio de 1810, quando começou o processo de emancipação da Espanha.
- Antes de se tornar independente da Espanha, a Argentina integrava o Vice-Reino da Prata, vice-reinado que também era formado por Bolívia, Uruguai e Paraguai.
- O clima na Argentina varia muito, indo do sub-tropical no Norte ao sub-polar, no Sul. É possível encontrar florestas tropicais na região de Entre Ríos e geleiras na Terra do Fogo.
- A população da Argentina é de 39,7 milhões de habitantes, menor do que a do estado de São Paulo, com 40 milhões de pessoas.
- Mais da metade da população do país se
concentra na região de Buenos Aires.
As cidades argentinas mais populosas são, pela ordem: Buenos Aires, Córdoba, Rosário, Mendoza, Tucumán, La Plata, Mar del Plata, Salta, Santa Fé e San Juan. - A Argentina foi o terceiro país do continente que mais recebeu imigrantes europeus, atrás apenas dos Estados Unidos e do Canadá. O povo argentino é formado por indígenas e por povos de origem européia como espanhóis e italianos (a maioria).
- A maior parte das quedas d’água das Cataratas do Iguaçu estão no lado argentino, não no brasileiro. Já as maiores, ficam no lado brasileiro.
- O nome da província argentina da
Patagônia vem de “patagones”, que significa
“pés grandes”. Dizem que a confusão foi criada pelo navegador Fernão de Magalhães que apelidou os nativos da região de “patagones”. - A cidade mais ao Sul do planeta (ou cidade mais austral da Terra!!) é Ushuaia, na Terra do Fogo, bem próximo da Antártida.
- O nome Bariloche veio de um erro de ortografia na adaptação de “Vuriloche” (nome original do lugar, dado pelos índios que ali viviam). Em espanhol a letra V é pronunciada como B, e deu no que deu: a localidade ficou conhecida como Bariloche.
- O argentino Juan Manuel Fangio foi o primeiro piloto a ganhar cinco campeonatos mundiais de F1 (em 1951, 1953, 1954, 1955 e 1956). Detalhe: o feito só foi igualado em 2002 pelo alemão Michael Schumacher.
- Cinco prêmios Nobel foram concedidos a argentinos, um de química, dois de medicina e dois da paz.
- Dois filmes argentinos ganharam o Oscar de melhor filme estrangeiro: A História Oficial (1986) e O Segredo dos seus Olhos (2010).
- O maior dinossauro descoberto até hoje se chama argentinousaurs huicunlensis. O bicho media 40 metros de cumprimento e 18 de altura e… adivinha onde foi descoberto!
- A montanha mais alta das Américas é o Aconcágua, com 6.962 metros, próximo da cidade argentina de Mendoza.
- Os argentinos nunca reconheceram Madonna como intérprete de Evita Perón, no filme de 1996 e, na mesma época, fizeram sua própria versão do filme com uma atriz argentina, Esther Goris.
- A universidade mais antiga da América do Sul é a argentina Univesidade Nacional de Córdoba, fundada no ano de 1613.
- Brasileiros não precisam de visto para entrar na Argentina, basta apresentar a carteira de identidade. Como Brasil e Argentina são membros do Mercosul, seus cidadãos não precisam de passaporte para visitar os países do grupo.
- A primeira seleção de futebol que os brasileiros enfrentaram foi à argentina, em 1914. Os argentinos venceram por 3 a 0.
- O tango, um ritmo tipicamente argentino, nasceu em Buenos Aires por volta de 1977. O curioso é que o tango foi criado pelos negros argentinos do bairro de Montserrat. Existem várias hipóteses para explicar a origem da palavra tango. A primeira diz que tango veio de “tambor” e a segunda, que teve como origem “Xangô” – nome de uma entidade de origem africana.
Muito legal a publicação. Só assim conhecemos um poucos mais nossos ermanos! (equipe do México)
ResponderExcluir