quarta-feira, 7 de março de 2012

VENEZUELA E RÚSSIA RATIFICAM 'ALIANÇA ESTRATÉGICA' APÓS VITÓRIA DE PUTIN

CARACAS, 6 MAR (ANSA)

 Venezuela e Rússia ratificaram a "aliança estratégica" e a vontade de avançar na agenda de cooperação bilateral depois da vitória de Vladimir Putin, que obteve mais de 60% dos votos em uma eleição que tem sido contestada pela oposição do país.

"O Presidente da República Bolivariana da Venezuela, comandante Hugo Chávez, manteve uma conversa telefônica com Valdimir Putin, presidente eleito da Federação da Rússia, durante a qual o felicitou por sua ampla e contundente vitória nas eleições do domingo, 4 de março", destacou a Chancelaria venezuelana, por meio de um comunicado.

A nota assinalou que ambos os mandatários se "comprometeram a realizar um novo encontro tão logo as condições o permitam". "Ambos os líderes ratificaram a aliança estratégica entre Rússia e Venezuela e a vontade de avançar na agenda de cooperação bilateral, tanto nas áreas de energia como produção de flores para exportação, passando pelo banco binacional e linha de financiamento a grandes projetos", apontou o informe.

Chávez expressou a seu "amigo Putin que esta vitória supõe a reafirmação da Rússia popular e eterna que recuperou plenamente sua grandiosidade e envia uma mensagem contundente aos povos do mundo que ratifica o caminho da construção de um mundo multipolar e de verdadeiro equilíbrio em procura da paz e da estabilidade de nossas nações".

Por sua vez, Putin disse ao presidente venezuelano que, junto ao presidente Dmitri Medvedev, está aguardando a boa evolução de sua saúde.

O chefe de Estado da Venezuela permanece em Havana, capital de Cuba, onde se recupera da operação que retirou uma nova lesão detectada na mesma região onde um tumor foi extirpado em junho de 2011.

Acessado em: 06/03/2012

Equipe Venezuela/ Gilka Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário