segunda-feira, 5 de março de 2012

Tango representante mundial da Argentina

Por Lorena Santiago

A Argentina possui uma vasta identidade e um leque de tradições culturais. A música foi a principal manifestação artística, que colocou o país no cenário da cultura mundial. O Tango que possui uma letra melancólica e uma dança cheia de sensualidade e paixão.
O tango possui raízes europeias, africanas e crioulas. O ritmo surgiu em meados do século XIX, nos subúrbios da cidade de Buenos Aires, onde é mais representativo, do que no resto do país. Os instrumentos utilizados para compor a melodia do Tango são: a flauta, o violino, a guitarra e principalmente o bandônion.
Na década de 40, o ritmo chegou a seu ápice, com compositores e cantores como: Osvaldo Pugliese, Aníbal Troilo, Enrique Cadícamo, Tita Merello, Virgilio e Homero Expósito, Alberto Castillo, Enrique Santos Discépolo, Horacio Salgán e Homero Manzi, entre outros.
O tango recebeu com o passar do tempo a incorporação de novos ritmos como o eletrônico e o rock, revitalizando ainda mais as melodias. Com passos ritmados, fortes, agressivos, dramáticos sempre muito tristes, onde a mulher é submissa ao homem, o tango se mostra com uma composição e uma dança que atrai e emociona.
O representante mundial da Argentina foi considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO, em 30 de setembro de 2009, em Dubai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário