terça-feira, 6 de março de 2012

A música mexicana que empolgou o mundo

                                                                                   Por Raianne Guimarães (T) (Equipe México) http://www.portalrebeldes.com (F) 



Não é de hoje que a canção mexicana faz sucesso no Brasil, Thalia, Maná, Luis Miguel, Selena, Belinda e o maior ícone entre os jovens Rebelde, ou RBD. O grupo formado em 2004, na cidade do México, na telenovela adolescente mexicana Rebelde virou febre nacional e internacional. Era composto por AnahíDulce MaríaMaite PerroniAlfonso HerreraChristian Chávez e Christopher Uckermann. Pergunte aos adolescentes de 17, 16 anos se eles conhecem essa música: “Y soy rebelde cuando no sigo a los demás, y soy rebelde cuando te quiero hasta rabiar”. Provavelmente eles conhecerão.
Tido como o maior fenômeno do pop mexicano no mundo e um dos maiores da música latina, o RBD ganhou 3 discos de diamante, 21 de ouro e 32 de platina, visitou 23 países (entre eles o Brasil, onde fez turnê), 116 cidades. É considerado um dos acontecimentos mais importantes da música mexicana das últimas décadas. Chegaram a receber duas indicações ao GRAMMY Latino e ganharam vários prêmios, entre eles: 20 Premios Juventud, 08 Billboard Latin Music Awards, 05 Orgullosamente Latino, 03 Prêmios Oye!, 02 Prêmios Lo Nuestro e muitos outros.
O grupo emplacou sucessos como Rebelde, Solo Quédate En Silencio, Sálvame, Nuestro Amor, No Pares, Ser O Parecer, Celestial, Bésame Sin Miedo, Tu Amor, Inalcanzable, Empezar Desde Cero e Para Olvidarte De Mí.  É considerado o mais bem-sucedido da história da música pop mexicana por ter conquistado reconhecimento fora da América Latina (tendo chegado até mesmo à países da Ásia e Europa). Alcançou recordes de público em concertos nos Estados Unidos, Brasil, Eslovênia, Romênia, Espanha, Chile, Equador, entre outros. RBD também tem uma marca de produtos como bonecas, produtos para higiene, além de uma revista editada no Brasil.
No ano de 2005, a novela Rebelde começou a ser exibida no Brasil, e o sucesso foi imediato. As músicas da novela ganharam versões em português, cantadas pelos próprios vocalistas da versão mexicana. Eles gravaram duas versões brasileiras que juntas venderam 500 mil cópias em um mês, recebendo um disco de diamante no Brasil. A novela também foi exibida em canais latinos e nos Estados Unidos. O CD dos Rebeldes chegou ao mercado norte-americano, chegando ao segundo lugar nas paradas dos discos latinos. No total Rebelde vendeu mais de 2,5 milhões no mundo.
Em outubro de 2005, o grupo lançou o segundo disco, que ultrapassou a marca dos 2 milhões em todo o mundo. Em junho de 2006, a novela Rebelde chegou ao fim no México, após três temporadas. O RBD, então, se dedicou à carreira musical. Em setembro de 2006, voltaram ao Brasil, onde fizeram treze concertos, sendo considerada até hoje a maior turnê de um artista internacional no país.
Em novembro de 2006, o RBD lança seu terceiro disco de estúdio, Celestial, e a edição em português Celestial – Edição Brasil. Celestial é considerado o disco mais bem sucedido da carreira do grupo nos EUA, vendendo 137 mil cópias na primeira semana. Mundialmente, o álbum vendeu 1,7 milhões. Duas semanas depois, foi lançado Rebels, primeiro disco em inglês do grupo e que vendeu 1 milhão de cópias mundialmente, 225 mil só nos Estados Unidos. Além disso, o grupo conseguiu vender mais de 2,5 milhões de cópias de seus álbuns e DVDs no Brasil.
Enquanto isso, na Espanha, Rebelde ficou cinco semanas no topo das paradas, onde ganharam Platina Triplo por vender mais de 240 mil cópias. Nuestro Amor vendeu o suficiente para ganhar o disco de Platina Duplo, enquanto Celestial, ganhou Platina. Em abril de 2007, o RBD inicia uma nova turnê, a Celestial World Tour, não só pela America Latina, mas também incluindo alguns países da Europa, como Romênia e Espanha. O terceiro CD/DVD, Hecho en España, foi gravado em Madri e lançado em outubro 2007.
Em novembro, lançaram seu quarto disco em espanhol, Empezar Desde Cero, que exibiu uma grande evolução no estilo do grupo e vendeu mais de 1,3 milhões de cópias mundialmente. A canção Inalcanzable despontou em 2º lugar no Mexican Charts e a canção Empezar Desde Cero em 1º no Billboard Latin Charts. O álbum foi indicado ao Grammy Latino 2008 na categoria Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla. Em fevereiro iniciam sua turnê Empezar Desde Cero World Tour nos EUA, onde ficaram por mais de três meses realizando diversos shows em várias cidades.
Em 25 de novembro de 2008 anunciaram a despedida e lançaram o Best Of RBD, um CD/DVD apresentando os seus singles, tendo uma versão em português. No mesmo ano, concretizou-se a despedida da banda, fazendo sua última turnê mundial, a chamada Tour Del Adiós. A turnê passou em 20 cidades de países como: Bolívia,Argentina, Brasil (o último DVD do grupo foi gravado em São Paulo), Estados Unidos, Equador, Peru, Chille, Eslovênia, Sérvia e realizando seu último show em Madri, Espanha no dia 21 de dezembro, marcando para sempre, a história da música pop mexicana.
Depois da intensa turnê, o RBD volta ao Brasil para a realização do show de comemoração do 48° aniversário da cidade de Brasília, onde gravaram o DVD intitulado Live in Brasília, que só vem a ser lançado quase um ano depois, no dia 23 de março de 2009. Em maio desse mesmo ano, o RBD voltou ao Brasil para realizar seis shows, em quatro cidades brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus e Belo Horizonte.
E no dia 10 de março de 2009, o RBD lança seu quinto e último disco de músicas inéditas em espanhol, chamado Para Olvidarte de Mí. O álbum é o adeus definitivo do grupo à sua legião de fãs depois de quase quatro anos de carreira. O projeto que não teve muita divulgação vendeu cerca de 500 mil cópias mundialmente.

O RBD fez tanto sucesso que a Billboard os elegeu como os maiores artistas latinos da década nos EUA, e o grupo ficou com a 24ª posição no  ranking geral; também quebraram o recorde da banda Rolling Stones em número de fãs que mais lotaram o Coliseum de Los Angeles, nos Estados Unidos. E em 2006 ganharam um certificado comemorativo pelas mais de 2,5 milhões de cópias vendidas no Brasil, sendo que a maior parte dos fãs do grupo é formado por brasileiros.

O Brasil gostou tanto da novela e do grupo mexicano, que em 2011 a Rede Record colocou em sua grade, a novela Rebelde, que do mesmo modo que a mexicana culminou em uma banda formada por seis adolescentes, os Rebeldes. Porém, o formato brasileiro apesar de ter conquistado o público teen e fazer shows pelo País, ainda não conseguiu despontar no cenário internacional, como o RBD.





Nenhum comentário:

Postar um comentário