sábado, 3 de março de 2012

Ministério do Governo e da Polícia renovam convênio de cooperação com o CICV


La Paz (CICV) – O Ministério do Governo da Bolívia, a Polícia Boliviana e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) renovaram um convênio de cooperação interinstitucional. O documento foi assinado no dia 29 de fevereiro de 2012 e tem vigência de três anos.

"O convênio de cooperação permitirá revisar de maneira conjunta a implementação dos padrões internacionais sobre o uso da força, proteção e promoção dos direitos humanos na doutrina institucional, assim como adaptar o programa curricular do sistema educativo da Polícia Boliviana", afirmou o chefe da delegação regional do CICV para Bolívia, Equador e Peru, Cédric Schweizer.

A renovação do acordo, assinado em fevereiro de 2010, permite continuar com a capacitação do pessoal policial que participa nas operações de manutenção e restabelecimento da ordem público.

Além disso, propicia a criação de mesas de trabalho para debater temas vinculados como o uso da força e a proteção das pessoas, um trabalho de treinamento da polícia penitenciária e a criação de um Comitê de Acompanhamento que contribuirá para zelar para que os objetivos do convênio se concretizem.

O convênio foi assinado pelo dr. Carlos Romero Bonifaz, Ministro do Governo, o gen. Jorge Santisteban Claure, Comandante Geral da Polícia Boliviana e Cédric Schweizer, do CICV.

Desde 2010, cerca de 600 policiais de diversas unidades policiais foram treinados no marco deste convênio em doze oficinas organizadas em conjunto com a Polícia Boliviana.


Mais informações:
Dafne Martos, CICV, Lima, tel.: +511 2419904
http://www.cicr.org/por/resources/documents/news-release/2012/bolivia-news-2012-03-01.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário