quarta-feira, 7 de março de 2012

A CÚPULA DAS AMÉRICAS


Colômbia negocia presença de Cuba na Cúpula das Américas




6 de Março de 2012 - 10h42



O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, viaja esta semana a Cuba, para encontros com o presidente cubano, Raúl Castro, e o da Venezuela, Hugo Chávez, que se recupera na ilha de uma cirurgia para a retirada de um tumor. Em comunicado, Santos disse que pretende discutir com Castro nesta quarta-feira a “participação” do governo cubano na Cúpula das Américas, que ocorre em Cartagena no próximo mês.

Líderes de países da América Latina ameaçaram no mês passado boicotar o encontro apoiado pelos EUA na cidade colombiana, a menos que Cuba seja convidada. A divergência elevou as tensões regionais, já que Washington rejeita a participação cubana.

O presidente do Equador, Rafael Correa, disse há duas semanas que “não podemos chamar isso de um encontro das Américas se Cuba não for”. Por sua vez, a subsecretária de Relações Exteriores do México, Lourdes Aranda, disse hoje em Washington que a decisão de convidar ou não Cuba cabe à anfitriã Colômbia.

No encontro com Chávez, Santos deve discutir a implementação de um acordo bilateral de comércio.

Com Bloomberg



Chávez, Raúl e Santos vão decidir sobre Cúpula das Américas



7 de Março de 2012 - 11h09


Os presidentes Raúl Castro (Cuba), Hugo Chávez (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia) se reúnem nesta quarta-feira (7) em Havana, capital cubana. Em pauta, a próxima Cúpula das Américas, nos dias 14 e 15 de abril, em Cartagena, na Colômbia. A presidente Dilma Rousseff indicou que deve participar dos debates. Acompanhado da chanceler boliviana, María Angela Holghin, Santos chega a Havana depois de 13 anos sem visitar Cuba.


As informações são da Presidência da República da Colômbia. Nesta terça-feira (6), Santos disse que quer conversar com Castro sobre a participação dos Estados Unidos na Cúpula das Américas. Cuba e os Estados Unidos não têm relações políticas nem econômicas devido ao bloqueio imposto há quase meio século sobre Cuba.


"Estamos indo para Cuba com duas finalidades: primeiro, ter a oportunidade de falar pessoalmente, como todos os bons amigos devem conversar, com o governo cubano, com Raúl Castro, sobre o tema de Cuba na cúpula”, disse o presidente colombiano.


Na conversa com Chávez, Santos disse que quer ampliar os acordos bilaterais que permitem intensificar o comércio entre a Colômbia e a Venezuela. "A segunda razão para essa viagem a Cuba está no encontro com o presidente Chávez”, disse ele. Nós tínhamos planejado uma reunião em março. Infelizmente, não pode ocorrer devido aos problemas de saúde do presidente.


Chávez está em Havana recuperando-se da segunda cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. De acordo com informações oficiais, o mandatário está se recuperando satisfatoriamente da operação.


Fonte: Agência Brasil


CINCO MIL POLICIAIS VÃO FAZER SEGURANÇA DA CÚPULA DAS AMÉRICAS


BOGOTÁ, 7 MAR (ANSA) 

 Ao menos cinco mil policiais colombianos serão responsáveis pela segurança dos participantes da 6ª Cúpula das Américas, que será realizada em abril, no balneário colombiano de Cartagena das Índias.

Os policiais estarão encarregados de "garantir o normal desenvolvimento do encontro e a estadia tranquila dos participantes", que incluem 34 presidentes, cerca de 1.400 delegados e representantes estrangeiros, 250 funcionários de organismos multilaterais e 300 empresários.

Para isso, as autoridades vão dispor, além dos agentes de segurança, de 680 veículos, seis aeronaves, 20 patrulhas inteligentes com "sistemas de transmissão de imagens em tempo real", 150 câmeras de vigilância, entre outros.

A operação ainda vai contar com três helicópteros de monitoramento, sistemas biométricos de identificação e mecanismos eletrônicos para o acesso aos locais onde acontecerão as reuniões, assim como outros sistemas para o controle de veículos e cidadãos.

A Cúpula começará em 8 de abril com reuniões das delegações, sendo que o encontro entre os presidentes acontecerá nos dias 12 e 13.


 

Acessado em 07/03/2012.
Disponível em < http://www.ansa.it/ansalatinabr/notizie/notiziari/amcentr/20120307113135392474.html> Acessado em 07/03/2012.



Equipe Venezuela

Nenhum comentário:

Postar um comentário