segunda-feira, 12 de março de 2012

Chávez propõe debate sobre suspensão de bloqueio contra Cuba

8 de Março de 2012 - 19h54


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, propôs um debate para dar um fim ao bloqueio que o regime norte-americano impõe contra Cuba há mais de 50 anos, após ratificar seu repúdio à exclusão da ilha da Cúpula das Américas, que será realizada em abril na Colômbia.


"O presidente Chávez ratificou a posição histórica da Venezuela de rechaçar a exclusão de Cuba deste tipo de cúpula, chamada das Américas, assim como a necessidade de promover um debate para que o continente consiga levantar o bloqueio dos Estados Unidos contra Cuba", informou a Chancelaria da Venezuela por meio de um comunicado oficial.

Em Cuba, por sua vez, o governo repudiou a exclusão do país por causa da posição dos Estados Unidos, que rechaça a participação da Ilha no evento, organizado pela primeira vez em 1995 pelo então presidente norte-americano Bill Clinton.

Em coletiva de imprensa, o chanceler cubano, Bruno Rodríguez, disse que seu país não tem interesse em assistir a tal reunião, "dominada por Washington", a menos que exista "igualdade de condições e plenos e iguais direitos" entre os países.

Ainda segundo ele, "o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, nos disse de forma muito respeitosa e cordial que não conseguiu o consenso para convidar Cuba" à reunião, que será realizada em Cartagena das Índias.

Com agências


Disponível em:< http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=177558&id_secao=7> Acessado em: 12/03/2012.


Equipe Venezuela


Nenhum comentário:

Postar um comentário